Pesquisar neste blog

1 de jul. de 2011

A TROCA DOS DENTINHOS

ESTOU PASSANDO POR UM PERÍODO EM QUE PUDE OBSERVAR PELA PRIMEIRA VEZ A TROCA DOS DENTINHOS DE UM GATO, OU SEJA, DA MINHA CLARA MARIA.
Clara 20.06.2011

DIA 20 PARA 21 DE JUNHO OS SEUS
DENTINHOS DE LEITE CAIRAM
DANDO LUGAR AOS NOVOS CANINOS
QUE JÁ ESTAVAM POR LÁ!
Resgatei a Clarinha dia 13 de fevereiro de 2011 do Campo de Santana. Se tudo esta correto ela deveria estar com 1 semana de nascida, hoje esta com 5 meses contando o dia da troca dos dentinhos.  Clara é uma sialatinha de pulmão forte, quando a ouvi miar achei que fosse um gatinho maior, ela me cativou pela maneira como pedia socorro e pela bravura com que dizia em seu miadinho agoniado: "me tira daqui"! Eu a encontrei dentro de uma das gaiolinhas que fica aos cuidados das Protetoras do Campo mas ela não esquentou lugar...a tratei como uma bbcat de verdade, mãe ursa, luz acesa e tique-taque do reloginho imitando o coração e assim ela cresceu forte e saudável.
PENSANDO NISSO E NAS REAÇÕES QUE ELA ESTA PASSANDO RESOLVI PESQUISAR
E ENCONTREI ALGUMAS DICAS E ORIENTAÇÕES QUE JULGO IMPORTANTES:

Dentição dos Gatos

Os dentes de leite começam a nascer por volta de 2 semanas de idade. Com 30 dias todos eles já irromperam, com exceção do primeiro pré-molar superior, que irrompe com 45 dias de idade. Os dentes permanentes começam a irromper por volta dos 5 meses de idade. Quando começa a troca do primeiro dente, surge o primeiro pré-molar superior. A dentição é uma boa forma de calcularmos a idade de um filhote, quando não sabemos a data do seu nascimento.

Placa Bacteriana

A acúmulo de restos de alimento nos dentes acarreta na formação de placa bacteriana. Esta causa periodontite e até perda do dente. O acúmulo geralmente começa na parte externa dos dentes superiores. Gengivas com linhas vermelhas, contornando os dentes, é sinal de irritação por placa bacteriana.

Alguns gatos são mais propensos a apresentar a placa, outros nunca necessitam limpar os dentes em intervalos regulares.
A limpeza dos dentes pelo veterinário deve ser feita uma vez ao ano. Devido ao custo e risco da anestesia, é uma boa idéia cuidar bem dos dentes de seu animal, para que diminua a formação da placa. Se seu gato tem mais de 5 anos de idade, veja se seu veterinário pode usar um sedativo mais leve, ao invés de anestesia, ou mesmo uma anestesia inalatória, que é mais segura.
 Como escovar os dentes do meu gato?
Não será tarefa fácil, é provável que você necessite da ajuda de outra pessoa. Mas vale a pena. Procure contê-lo usando um colar, feito com uma toalha de rosto enrolada. Escove os dentes de seu gato 1 vez por semana. Utilize escova de dente de cabeça bem pequena e pasta de dente especial para ele, vendida em lojas de animais.

Cáries

Geralmente ocorrem no colo do dente, junto à gengiva. Animais com cáries, não se alimentam direito, ficam debilitados e podem ter infecção sistêmica por formação de abcessos. A infecção do dente, pode passar para as cavidades nasais e de lá atinge os pulmões. Isso custará ao seu gato uma infecção difícil de tratar e uma antibioticoterapia de longo prazo.

 Mau-Hálito

Existem várias causas de mau-hálito:

*Dentição: A troca de dentes começa por volta dos 6 meses de idade, as vezes isso causa mau-hálito, devido à inflamação da gengiva.

*Gengivites: As gengivas ficam vermelhas e inchadas. Leve seu gato ao veterinário.

* Alimentação: Alimentos úmidos e macios tendem a formar mais placa bacteriana, enquanto a ração seca não. Algumas rações possuem um odor muito forte, o que ocasiona o mau-hálito. A mudança da dieta geralmente resolve nesses casos.

* Abcessos: Os único sintoma pode ser mau-hálito. O veterinário precisa drenar o abcesso e remover o dente. Se isso não for feito, a infecção passa para as cavidades nasais, a face do gato incha e a infecção pode ir para os pulmões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário