Pesquisar neste blog

CUIDADOS COM SEU FELINO - SUPER DICAS

SUPER DICAS PARA GATEIRAS/OS 

ADOTEI MEU PRIMEIRO GATO!!!!
E AGORA O QUE FAZER????

1.GATO É UM GATO, criado em casa não é diferente de gato de apartamento. Os cuidados com a segurança devem ser redobrados mas em ambos os casos as telas de segurança em janelas e áreas/varandas são indispensáveis!

2. LIMPEZA DO AMBIENTE - este item é muito importante para os supostamente alérgicos a "gatos". Infeliezmente, seus pelos aderem poeira e ácaro, escove seu bichano sempre, se quiser pode dar banho 1 vez ao mês em dia quente, aspire o ambiente e use pano úmido com cloro ou "Herbalvet" para fazer a limpeza final, após a aspiração. Agindo assim evitará mal cheiro e espirros... acreditem, sou alérgica e tenho rinite crônica mas não aos gatos e sim a mudança de tempo.

3. HIDRATAR O GATO - Diferente do cachorro, o gato pouco se interessa por água.
Distribua pontos de água fresca, filtrada (para redução da ingestão de metais pesados) pela casa.
Bebedouros do tipo “fonte”, que circulam a água sem parar, costumam atrair os bichanos", são um pouco caros mas compensam.

4, RAÇÃO - Quando comprar ração leia a sua formulação, evite as "farinhas de carne" e prefira as feitas de "carne de frango, etc...) gatos precisam de proteína animal.
Atenção com o teor de GORDURA, que ativa o sabor da ração,
e o de SAL, por isso os gatos preferem....WSKS
Lavem o bebedouro assim como os pratinhos de ração diariamente, troque a água e a ração.
GATOS DETESTAM RAÇÃO COM FORMIGAS!
A gordura que resta no fundo do prato causa doenças e estraga o alimento novo.
Dê preferência a potes de alumínio, inox ou vidro, evite a acne felina!
Nada de exageros... um gato adulto não precisa comer 1 Kg de comida por dia,
 bastam 100g/dia e atividades físicas para evitar a obesidade.
Acostume-se a colocar pouca ração deixe que ele acabe com ela, lave o prato e reponha a noite, geralmente durante a tarde eles tiram uma soneca e a ração estraga e perde o sabor!

5. CAIXA HIGIÊNICA - UTILIZE NO MÍNIMO UMA CAIXA PLÁSTICA GRANDE TIPO "MASSEIRA" QUE PODERÁ SER COMPRADA EM CASA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO AO CUSTO DE 8,00/10,00, SÃO MAIS ALTAS E LARGAS, EVITANDO O ACUMULO DE CRISTAS OU AREIA PELO CHÃO. Se quiser optar por caixas que mais parecem disco voadores com tampas etc...veja se seu animal cabe nelas e se ele irá aceitar estas caixas fechadas, minha Clara DETESTA!
É aconselhável que você tenha 1 cx por gato caso não seja viável pelo menos 1 cx para 2 gatos.
Se você tem condições de arcar com o custo (EM MÉDIA R$ 20,00 AO MÊS POR GATO) PARA O USO de "cristais de silica", use os cristais que parecem sal grosso", sacos com 1,8Kg!
Consumo 1 saco por gato/mês. Ex. Se tiver 2 gatos e 1 cx. use 1 saco a cada 15 dias.
As caixas devem ser LAVADAS SEMANALMENTE, para aqueles que usam areia ou jornal.
No caso da sílica quando for substituir os cristais saturados lave a cx, use cloro ou "herbalvet" e deixe secar ou seque com papel toalha e álcool. Substitua a areia higiênica, principalmente em apartamentos, semanalmente,  se puder opte pela silica, proponho fazer um teste!
O odor da urina é absorvido e as fezes são desidratadas, é biodegradável, pode ser jogado,  após a coleta das fezes, diretamente num vaso sanitário. Isto evitará o acúmulo de fezes e urina nas lixeiras dos prédios, vamos evitar incomodar  os vizinhos que "detestam gatos, cachorrros e qualquer bicho"! Alguns gatos podem ter alergia a certos produtos das areias, por isso quando mudar a areia, é importante verificar se não houve reação alérgica ou se não se adaptaram a nova areia/sílica.

6. BRINQUEDOS - tenha sempre arranhadores de no mínimo 1 m de altura, gatinhos crescem rápido! Ratinhos, bolinhas, tampinhas de garrafa pet, fitinhas largas de tecido principalmente amarradas e penduradas, enfim, tudo é motivo para correr e brincar até mesmo uma bolinha de papel amassado, acostume-se a brincar com seu bichano, reserve tempo para ser sua companhia. Os arranhadores evitam que eles usem seu sofá com esta finalidade.

7. CAMAS E TOQUINHAS - eles vão se acostumar e não ficarão sem o seu lugar definido. Distribua pela casa pelo menos 3 opções para que seu gatinho use de abrigo, eles amam tecido de algodão, microfibra, soft ou de pelúcia mas limpe semanalmente, grudam pelos e eles começam a evitar o lugar. Se seus gatos dormem em cima de sua colcha durante o dia, utilize um lençol mais velho para cobrir a colcha e evitar os pelos que normalmente caem, poderá fazer o mesmo no sofá!

8. GATOS BBS - gostam de lugares quentinhos, se tiverem mamãe ela toma conta e esquenta os bichanos, se estiverem sozinhos ficam choramingando o ideal é adotar 2 gatinhos irmãos de preferência ou mãe e filho, eles ficam agarradinhos, fazem companhia um ao outro e se divertem juntos, tornam-se mais independentes e seguros. Poderá usar bolsa de água quente ou encher 1/2 garrafa pet com água morninha, colocar embaixo da caminha ou dentro de uma cx. de transporte, desde que recoberto com tecido/flanela.

9. SAÚDE - Vacinação:  Quádrupla Felina (ou Quíntupla, se for testado FIV/Felv negativos) a  1ª dose – a partir de 2 meses
 2ª e 3ª dose – no máximo até um mês depois da primeira e segunda dose, fazer reforço anual.
Anti-rábica é Dose única (anual): 4- 5 meses, normalmente pode ser dada junto com a última dose da Quadrupla Felina, salvo se o animal estiver debilitado. Reforço anual.

VermifugarDosagem conforme o peso do animal. Em bbs resgatados é costume vermifugar e repetir em 15 dias a dosagem de acordo com a recomendação da veterinária.
Depois do primeiro ciclo, repetir a cada semestre ou anualmente, conforme orientação veterinária.

Castração:  a partir dos 5 meses machos e 6 meses fêmeas, além de evitar filhotes,  evita
alguns tipos de câncer, como útero e mamas, normalmente fatais em fêmeas,  no machos evita que o gato tente ir pra rua e alguns problemas comportamentais como demarcação de território através da urina, o que também acontece com algumas fêmeas.

10. PORQUE TELAR AS JANELAS:  o acesso à rua deve ser evitado SEMPRE, o gato que tem livre acesso à rua, pode ser atropelado, retornar machucado, envenenado, contrair sarna, PIF (letal) FIV, FELV além de zoonoses causadas por fungos (esporotricoze) que são  transmissíveis a cães e humanos.
 Lugar de gato é dentro de casa!
Janelas: SEMPRE teladas. Esse é um gasto necessário e essencial para manter o animal  em total segurança. Gatos são curiosos e rápidos, mesmo que tome conta, ele vai achar um jeito de escapar e ver o que acontece lá fora e, como eles não tem asas, a coisa pode sair do controle em uma janela. O gato não tem sete vidas, portanto, cuide de quem ama e confia em você.
Quando for telar sua casa use telas de 3 cm de abertura, a rede que é para crianças, tem  5 cm e o gato, dependendo do idade/tamanho, pode fugir por ali ou rasgar com os dentes. As telas menores são usadas geralmente em apartamento que escolhem calopsitas.

11. Cuidado com produtos químicos: corra para uma clínica veterinária, se ele apresentar qualquer sinal de intoxicação: baba excessiva, pupilas dilatadas e letargia. Se souber qual foi o agente químico, informe o vet. DEIXE LONGE DE SEUS FELINOS material de limpeza!
Feridas na pele: se o gato vive em casa, ele pode ter brigado com gatos estranhos que invadiram seu território ou se tem acesso à terra, pode ser fungo. Procure um vet o mais rápido possível. O fungo da esposotricoze vem da TERRA, é conhecida como adoença do jardineiro. A FIOCRUZ promove o tratamento em humanos e animais.
Problemas respiratórios em bbs não vacinados (rinotraqueite) e urinário/renal quando ficam velhinhos, por isso é importante cuidar desde cedo desses dois pontos. Use ração adequada para cada fase de vida de seu gato. Prevenir é sempre mais barato e eficaz que remediar. Uma boa ração, água sempre filtrada e fresca e em abundância além dos cuidados com a saúde respiratória do animal ajudam a evitar problemas futuros.

12. Unhas: Eu corto a unha dos meus de 15 em 15 dias, com cortador normal de unhas. Um veterinário ou tratador também pode fazer isso. O importante é cortar só a curvinha transparente da unha, pra não machucar. A parte mais rosadinha tem uma ramificação se cortar este pedaço ele irá sangrar e ficará com dor.

13. TOXOPLASMOSE: NUNCA dê carne crua ao gato. Carne crua é o  transmissor de toxoplasmose. Apesar da campanha de desinformação que a imprensa faz, o gato não é o maior transmissor de toxoplasmose, mas sim o bom e velho churrasco com carne mal passada.
Portanto, não dê carne crua pra ele não ter o risco de pegar e lembre-se, ter um gato para comer ratos é mau sinal a toxoplasmose esta presente neste caso afinal o rato será uma carne crua.
Os gatos não são os caçadores de outrora, um gato nas ruas tem poucas chances de viver de caça. A presença dele em algumas lojas no Centro do Rio de Janeiro é bastante comum para afugentarem os ratos o que ocorre mais pelo cheiro da urina que determina a sua presença do que propriamente pela "caça".A verdade é que os ratos são maiores que os pobres gatos!

14. TRANSPORTADOR: pra levar o gato PARA QUALQUER LUGAR é necessário as de
plástico, pois são laváveis. Evite coleiras, apesar de fofas, elas podem sufocar o gato, se ele cair.

15. GATO FELIZ:  O gato feliz costuma ficar afofando os lugares macios como o sofá,
almofadas, tapetes, etc. Isso demonstra conforto e segurança. Se ele fizer isso com você é porque está muito feliz por estar com você. Os gatinhos fazem isso com a mãe para estimular a produção de leite e quando fazem isso com humanos estão revivendo esse momento. É puro carinho e aconchego felino, ele te elegeu como mãe adotiva e está demonstrando isso. Nesse momento, é bom que as unhas estejam aparadas, senão dói...rs. Outro movimento comum é se esfregar nas coisas e em você. Esse movimento estimula uma glândula na face do gato que o identifica pelo
cheiro.Quando ele faz isso com os móveis identifica o território, quando faz isso com você ele está misturando o cheiro dele com o seu, basicamente identificando“esse é o nosso cheiro”. "E eu gosto daqui". Também é um super carinho felino.
ALÉM DISTO GATOS RONRONAM, fazem ron ron ron  ISTO E FELICIDADE!

16. GATOS SÃO NOTÍVAGOS: são mais ativos à noite, não estranhe se o gato achar legal começar a brincar lá pelas dez da noite e der muitas sonecas durante o dia.

17. OS LEVADÍSSIMOS BBCATS:  filhotes de gato, e mesmo gatos jovens, são curiosos e,
portanto, podem ser arteiros. Se o gato fizer algo que desagrade, dê uma bronca imediatamente ou faça algum som alto que o faça parar o que está fazendo. É importante que o filhote identifique na hora o que desagrada. Não precisa bater, eles são inteligentes e só vão te respeitar se gostarem de você, mas nunca pelo medo. Os gatos costumam sossegar um pouco com a idade e a castração

18. MEDICAÇÃO: Não devem ser utilizados medicamentos em gatos por conta própria uma vez que uma simples aspirina infantil pode levar o gato à morte.

19. PLANTAS TÓXICAS: especialmente lírios (hoje vendidos em grande escala nos supermercados) devem ser totalmente banidos... Lírios causam insuficiência renal irreversível em 3 dias, além da comigo-ninguém-pode entre outras. No meu caso aboli as plantas do apartamento.

20. Adotou seu primeiro gatinho....em breve adotará outro, gatos são tão mágicos e companheiros que todos que pegam o primeiro em 3 meses já estão querendo outro, portanto orientamos que dois gatos é melhor que um principalmente para os que trabalham deixando o animal sozinho o dia todo. Dois gatinhos ou a mãezinha e um de seus filhos brincam, se aquecem, alegram a casa e crescem saudáveis se sentindo amados!


Por Márcia Regina Dias com a colaboração das amigas Mariane Dinis, Fernanda, Raquel Vasconcelos e Maria Luiza Loyola. Outras dicas serão bem vindas! 

QUALQUER ESCLARECIMENTO OU DÚVIDA ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL
projetogatocarioca@gmail.com

RECEBA POR EMAIL