Pesquisar neste blog

11 de mar. de 2018

Gatos Ferais X Ariscos

Muitas pessoas ao verem um gato de vida livre urbana, lhe atribuem adjetivos de ariscos e ferais. Daremos alguns exemplos e definições largamente usadas para ajudar numa possível avaliação.

1. 
Gato Feral. Um gato feral é um descendente de gato doméstico que retornou ao estado selvagem. Surgiu em consequência do abandono e descaso de humanos, que os abandonaram ou deixaram que muitos gatos domésticos fugissem. Eles são filhos de gatos ferais, são resultados de gerações de gatos que não possuem contato humano, vivendo em construções abandonadas, matagais, pelas ruas. São aqueles que aparecem somente à noite, de madrugada, ou nas primeiras horas do dia e que você não consegue se aproximar de forma alguma. Eles não miam.
São gatos extremamente furtivos, que não querem a presença humana. São aqueles que podem morrer por stress ao serem capturados e manipulados antes da anestesia. Um gato feral fará de tudo para fugir da nossa presença e isso significa coloca em risco sua propria integridade fisica, tentando escalar paredes, escalar você, morder, arranhar, bater a cabeça contra a armadilha até sangrar e outros artificios para fugir.
Gatos ferais não podem ser socializados.

2. 
Gatos
ariscos são aqueles que, apesar de não terem contato direto com seres humanos em suas primeiras semanas de nascidos, também não possuem uma completa aversão à nossa presença. São aqueles filhotes que nasceram de uma mãe mansa, que os escondeu em um matagal ou forro do telhado e eles passaram lá suas primeiras semanas. O período de socialização entre gatinhos e pessoas é muito curto, entre 6 a 9 semanas, enquanto cães é entre 8 a 12 semanas.
Eles se transformam naqueles gatos que chegam perto para pedir comida, mas não permitem serem tocados. Podem até mesmo vocalizar, já que o miado é uma importante ferramenta de comunicação entre eles e nós. Eles podem mostrar um certo nivel de agressividade se foram acuados ou confinados, mas geralmente logo se acalmam. Um gato arisco pode ser socializado. A idade e o grau de aproximação com pessoas são alguns fatores importantes.

Algumas pessoas dizem que "deixaram um feral manso", mas isso é algo praticamente impossível. Geralmente estes gatos são apenas ariscos, não ferais. E esse erro de diferenciação pode levar outras pessoas a capturar ferais e colocá-los em situação de confinamento, erroneamente.

Fonte Felinos Urbanos


Nenhum comentário:

Postar um comentário