Pesquisar neste blog

15 de jul. de 2011

Carta a CNBB - Campanha da Fraternidade 2012

     Reverendíssimos Senhores,


Sabemos da responsabilidade e da força das religiões na orientação dos povos, por isso gostaríamos de sugerir a V. Ex.ª Rev.ma o tema "Respeito aos animais" para a Campanha da Fraternidade 2012, aprofundando a abordagem da Campanha "Fraternidade e Vida no Planeta", deste ano. 

Agradecemos e parabenizamos a CNBB pelo empenho em trazer ao meio religioso a grave e evidente questão ambiental, conclamando os fiéis a repensarem e mudarem seus hábitos.
Nossa espécie, antropocentricamente, se colocou no direito de usufruir além do limite, de tudo o que a cerca, colocando a si e a todo o Planeta, em ameaça, ignorando a importância de tudo o mais que existe além de si.
Criamos necessidades desnecessárias e hábitos cruéis de lazer, alimentação, vestimenta, pesquisas, cosméticos, transporte etc, colocando os animais das outras espécies em condição de sofrimento sob o argumento de que "eles existem para isto, para nos servir". 
Conquistamos a ciência e a tecnologia, entretanto, nossa consciência, respeito e sensibilidade quanto aos outros seres mantiveram-se arraigados aos costumes mais bárbaros e embrutecidos das eras remotas, ignorando a senciência da qual são providos os demais animais, em sua capacidade de sentir dor, medo, frio, fome, sede, estresse, depressão e até, saudades.
Eles também têm o direito à vida, a viver com os de sua espécie em seus habitats, a criarem seus filhotes, a não serem torturados. 

Clamamos a V. Ex.ª Rev.ma a Campanha da Fraternidade 2012: Respeito aos Animais!

Atenciosamente,

Elizabeth Cristina Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário