Pesquisar neste blog

4 de mar. de 2011

LAR TEMPORÁRIO


São Franciso me ajude
a encontrar um lar!
Amém.
O conceito de lar temporário é utilizado pela maioria das organizações protetoras em todo o mundo. É lógico evitar a constituição de abrigos, onde os gastos com aluguel e manutenção são elevados, e tal verba poderia ser revertidas em mais castrações e mais resgates. Em um lar temporário o animal tem a chance de se recuperar do estresse sofrido por ter sido abandonado, sofrido maus tratos ou passado fome e frio.

Além disso, os voluntários que oferecem lar temporário tem a chance de familiarizar o animal com a vida doméstica e ajudar na socialização com humanos e outros animais, aumentando significativamente as suas chances de adoção.

No Brasil, podemos citar os bons exemplos da Confraria dos Miados e Latidos - que constitui todo o seu trabalho com Lares Temporário - da  Adote um gato de Campinase da Adote um Gatinho de SP - que apesar de possuir um abrigo, é responsável por aproximadamente 200 gatos em lares temporários.

Ao redor do mundo podemos citar a rede de lares temporários da Let's Adopt, mediante a qual cães e gatos são resgatados, abrigados em lares temporários e enviados para adotantes em qualquer lugar do mundo.

O Gato Carioca precisa da sua ajuda! Com uma boa rede de lares temporários poderemos salvar ainda mais vidas. Faça a diferença!

O que é um lar temporário?
É uma casa/apartamento onde os gatos ficam até encontrar um lar definitivo. Nossos Gatinhos são examinados e testados para FIV e FELV. Eles precisam receber carinho, amor, cuidados e se sentir protegidos até a adoção definitiva. Oferecer lar temporário é um ato de amor na luta contra o abandono dos gatinhos!

Por que o lar temporário é necessário?
Quando os animais são recolhidos do Campo de Santana, nossa principal área de atuação, os gatinhos do Gato Carioca ficam internados em clínicas veterinárias com a ajuda financeira de madrinhas e padrinhos, onde passam por exames entre outros procedimentos necessários até que estejam saudáveis. Entretanto, isto não é a solução até que sejam adotados. Além dos elevados custos de mantê-los em clínicas veterinárias, desde o resgate até a sua adoção, os animais podem enfraquecer e entrar em depressão por ficarem confinados, sem muito contato, sem amor e carinho. 

Gatos precisam de um ambiente familiar para que sua recuperação seja 100%.

Os gatos que mais precisam de lar temporário são:

– filhotinhos muito novos para ser adotados (menores de dois meses de idade, quando ainda não estão com a vacinação completa)

gatas grávidas precisam ter seus filhotes em segurança

– gatas mães em fase de amamentação dos seus filhotes

– gatos adultos que já tiveram um lar e ficam deprimidos se passam muito tempo em uma jaulinha, sem o amor de uma família.

– gatos que sofreram maus tratos e precisam de muito carinho para voltar a confiar nos humanos novamente.


Em algum momento é possível que o voluntário decida adotar o gatinho que está abrigando em lar temporário, mas isto, se acontece, é por puro amor a primeira vista!


Quais seriam as tarefas básicas para um Tutor Temporário?

– oferecer a gato um lugar limpo, seguro e aconchegante, sem possibilidade de acesso à rua. Apartamentos devem ter as janelas e sacadas teladas, para evitar acidentes;

– levar o gatinho para a vacinação e outros procedimentos na clínica veterinária indicada;

– administrar medicamentos, quando necessário;

– se você tem  gatos, será necessário fazer com que eles se adaptem ao novo gatinho ou deve isolá-lo dos outros. Os gatos da casa devem estar castrados e vacinados. 



Quanto aos custos, você só será responsável pelos gastos se for sua opção.

Se você puder arcar com as despesas, será uma ajuda muito bem vinda. Caso contrário forneceremos a ração e os medicamentos, granulado sanitário e se necessário emprestar potinhos para comida e água, banheirinho e caminha.

Para oferecer um lar temporário você deve morar no Rio de Janeiro, e pertencer ao Grupo Gato Carioca no Facebook.



Se você é um candidato(a) clique aqui


Quanto mais Lares Temporários maiores as chances de nossos gatinho terem uma nova vida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário