Pesquisar neste blog

30 de jul. de 2013

Meu gatinho faleceu....quando adotar outro?

Ninguém quer nem ouvir falar nesta situação mas temos que enfrentar a solidão e a saudade.
Arthur, Alex e Michael para adoção,
filhotes de mãe testada para FIV e FELV.
Viva seu luto, seu gatinho merece este tempo de lembrança e você precisa da despedida.
Se você está pensando em adotar outro, talvez não seja uma boa ideia adotar no impulso da dor. Aguardar alguns meses antes de adotar outro gatinho pode ser mais prudente.
Se você tem outro gatinho que também esta sentindo a falta de seu companheiro de jornada avalie a situação com cautela:  o gato 'sobrevivente' pode estar estressado com a perda do outro e precisar de um período de adaptação a esta nova realidade. Depois deste período você pode adotar outro sem nenhum problema, desde que cumpra as etapas de adaptação e escolha um outro gatinho com idade mais compatível.
Algumas pessoas, com animais idosos e que perderam recentemente seu irmão/â, querem adotar filhotes ainda bem pequenos mas avalie a situação:
1. o seu gatinho é um idoso (acima de 10 anos) será que a energia e brincadeiras de um filhote será benéfico para quem já tem uma vidinha sossegada e por vezes, limitada?! Pense no estresse que isto poderá causar.
2. o seu gatinho é um adulto (acima de 7 anos), observe o comportamento dele, busque um outro amigo que seja compatível com as suas características. isto é possível de se observar em animais com mais de 1 ano.
3. o seu gatinho é um jovem ( de 1 a 6 anos). da mesma forma o comportamento e temperamento vai definir a busca por um outro amigo. 
4. o seu gatinho ainda é uma criança ( até 1 ano). Nestes caso outro companheiro para correr, brincar, pular e se sentirem seguros são o que melhor eles poderão ter. escolha um de idade compatível sempre, evite erros nas escolhas de idades muito distantes. Quando for possível adote 2 irmãos ou uma mãezinha e um filhote, isto minimiza muitos transtornos de adaptação.
Além da idade vamos pensar na alimentação. Você sabe a diferença que existe nas rações??? 
Um gatinho até 1 ano necessita de
1.  proteínas em doses maiores que os gatinhos idosos. Ração altamente proteica pode acarretar problemas renais num idoso. 
2. correr, pular, escalar, brincar de lutinha, afinal energia não lhe falta! Seu gatinho vai acompanhar este comportamento ou ficará estressado sem necessidade?
3, estímulo para crescer saudável e beber muita água, aconselhamos um bebedouro elétrico, isto serve para todas as idades e arranhadores.
4. adaptação: para facilitar a apresentação dos dois animaizinhos, use o feromônio Feliway, à venda em pet shops, liberado por meio de um frasco acoplado à tomada de eletricidade  ESSÊNCIA DE BAUNILHA que deve ser passada em ambos, assim o cheiro iguala, não será mais uma ameaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário