Pesquisar neste blog

30 de jul. de 2013

Felinos também devem tomar banho!

O hábito das lambidas não são suficientes para manter o gatinho livre da sujeira. Pelo menos uma vez ao mês, os felinos precisam ser banhados com muita água e sabão,(xampu especial para animais: neutro e hipoalergênico). Perfumes podem desencadear crises de asma ou bronquites, devido a sensibilidade que os gatos tem no olfato. 
Assegure-se que o gatinho aprovará os esguichos d'água morna (temperatura mais quente que fria). Quando habituados desde pequenos eles aceitam  bem a higienização
Para quem vai receber o primeiro banho na fase adulta será preciso ser paciente e acostumá-los gradativamente à limpeza. Os banhos auxiliam o combate de proliferação de bactérias e fungos, desde que realizados de forma correta.

Laurinho foi um de nossos resgates e como já era um jovem e vivia na mata nunca havia tomado banho mas para ficar limpinho ele não nos decepcionou! Vejam como ele aceitou a ajuda e hoje já tem sua família humana, foi adotado depois de castrado e testado.
Resgatado em jun/2013 - Projeto O Gato Carioca.

   

Confira abaixo um passo a passo que lhe ensinará a dar aquele trato no seu amigo:
1. Existe um xampu apropriado para cada gatinho. Pelos claros merecem produtos com clareador óptico, ingrediente ativo que deixa a pelagem mais branca, geralmente tem a cor azul. O pelos  oleosos exigem banhos com adstringentes, que auxiliam na remoção da gordura.
2. CUIDADO! orelhas, olhos e focinho. poderá usar um chumaços de algodão parafinado, que não absorve água nos ouvidos. Evite as otites e irritação nos olhos. Todo cuidado é pouco.
3. Se o gato apresentar um comportamento arisco será necessária a ajuda de outra pessoa ou prefira um pet shop que tenha especialistas em banhos para felinos. Caso escolha tentar fazer em casa, peça a uma pessoa que segure as patas dele com firmeza mas nunca na força bruta, ele reage contra. Com o gato devidamente imobilizado comece a esfregá-lo. Animais de pelos pelos longos necessitam de condicionador para facilitar a escovação, depois, enxague.
4. Enxugue o pelo do felino. Coloque o secador  na temperatura média. Use-o a uma distância de 30 centímetros da pele do animal para evitar queimaduras. Evite o jato diretamente nos olhos do gato, porque pode provocar lesões na córnea.
5. Para finalizar  escove o gatinho. Os fios mais longos precisam ser penteados no sentido do crescimento para que não embaraçarem. A escovação, aliás, deve ser um hábito diário, porque ajuda o gato a se livrar dos pelos mortos e mantém a pelagem saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário