Pesquisar neste blog

17 de dez. de 2012

Todos os gatos miam?

Tenho 4 gatos que não miam, são normais???
Fui surpreendida com uma adotante ansiosa porque a sua gatinha não miava alto...ou não miava segundo palavras dela. Logo que viu a gatinha se apaixonou. Já havia enviado questionário para adoção e faltava conhecer a bichana. 

A gatinha escolhida é daquele tipo "sonho de gata", branca, olhos claros e peludinha, 3 meses.  Mas o que chamava atenção era a falta do miado...fui pesquisar e encontrei um artigo  no MUNDO ANIMAL e no Manual do Gatinho Feliz  (sosgatinhos) e resolvi publicar para que os TUTORES de primeira ADOÇÃO saibam que não miar não é defeito nem doença. Leiam...
Existem diversos motivos para os gatos miarem. Pode ser para pedir comida, cafuné ou até mesmo na hora em que estão bravos. Na verdade, os gatos mostram os seus sentimentos através da emissão de alguns sons. Ou seja, o miado é considerado uma de suas formas de comunicação

Desde pequeno é preciso tentar decifrar o que o seu bichinho está querendo dizer. 

Os recém-nascidos não são aptos a emitir todos os tipos de sons de um adulto. Esses sons são desenvolvidos ao longo do seu crescimento. 

Já quando estão um pouco mais crescidinhos, mas ainda são filhotes, costumam emitir sons nas primeiras noites em que estão na nova casa onde vão morar. 

Os felinos estão acostumados a viver com os pais e irmãos e se sentem muito solitários quando são separados da sua família. Nesse momento, o ideal é tentar acalmá-los. 

Existem vários tipos de miados com combinações infinitas. Acredita-se que se o gato faz um barulho curto quer dizer que está com fome ou com vontade de fazer suas necessidades. Já um miado fraco seria uma saudação. Os gatos que sentem algum tipo de perigo miam de uma maneira alta e rápida. 

Na fase do acasalamento, o miado é muito forte e pode ser ouvido a grande distância. 

Com um pouco de tempo e treino você saberá desvendar o que ele está querendo dizer! 

Quanto mais você falar com seu bichano, mais comunicativo e loqüaz ele será. 

Gatos têm um vocabulário extenso de miados e barulhinhos. 

Os gatos raramente miam entre si. 

Miam para os humanos para que façam as suas vontades.

O gato doméstico conversa com o dono e aprecia sua companhia. 

Os gatos magros e longilíneos em geral são mais falantes que os parrudos.

AUDIÇÃO: Gatos ouvem até 65 khz.  x  humanos ouvem até 20 kilohertz ! 


Então, preste atenção no miado do seu gato! 




FONTES:
http://mundo-a-n-i-m-a-l.blogspot.com.br/2008/03/por-que-os-gatos-miam.html
http://www.sosgatinhos.com.br/drkitz/msushi2.htm

Um comentário:

  1. De: Samantha Marques adotante dos gatinhos Salém e Safira através do projeto via facebook.

    Eu tenho um relato sobre isso. Eu adotei a Safira em setembro, a tutora dela até fez um comentário na foto dela. "o gato comeu sua língua" rsrs. Ela abria a boca com se fosse miar, mas ñ saia som nenhum. Era muito engraçado!! Ela vai fazer 5 meses no dia 21, e nesse período ela sempre fez alguns barulhos como uns grunidos. Hj ela ainda emite esses barulhinhos e arrisca uns (quase) miados. rsrs Nos comunicamos muito bem, ela se faz intender perfeitamente. Faz isso para chamar a atenção, como o irmão Salem, ele quase ñ mia, mas o miado dele é nítido. Sei q isso é normal!!! Nenhum gato é igual, cada um tem seu jeito de ser. Sempre conversamos muito, com eles, a outra mãe, a avó e as tias. O q importa é o amor q temos uns pelos outros, nos entendemos com o olhar. AMO MEUS BBS!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir