Pesquisar neste blog

30 de jul de 2014

PELAGEM FELINA E SUAS CORES

Nossos gatinhos tem cores como qualquer gato de "raça", sua pelagem tem origem nestas matrizes e posso garantir que nestes 3 anos  já vi todas elas em gatinhos resgatados.

Cores Felinas

Sólidos:
Trata-se de uma cor pura, em todo o comprimento do pêlo, sem que outras cores, riscas ou marcas tabby estejam presentes. As cores básicas e mais comuns são duas: preta e vermelha. Com a diluição dessas duas cores teremos a cor azul (diluição da preta) e a cor creme (diluição da vermelha).



CINNAMON (gestante)
Existe ainda a cor chocolate, originária de mutações genéticas do preto, e o lilás, diluição do chocolate. A cor canela (cinnamon) é uma cor recente e bastante desconhecida, caracterizada pelo tom marrom avermelhado. São raros os exemplares desta cor. Sua diluição é o fawn, da mesma tonalidade, mas um pouco mais pálido.

Escamas:
Normalmente só as fêmeas apresentam coloração escama. Associam-se em todo o corpo áreas de pêlos pretos e vermelhos (escama de tartaruga ou black tortie) ou áreas azuis e cremes, que são as escamas diluídas (azul creme ou blue tortie). Sendo que ainda existem as escamas chocolate, lilás, cinnamon e fawn.

ODD EYED
Branco:
Os gatos brancos não são incluídos em nenhum grupo de cor, já que geneticamente possui uma cor determinada pela cor de seus pais, mas que não é exteriorizada na pelagem. Logo, branco não é cor, é ausência dela, na aparência externa do animal. Uma forma interessante de descobrir qual é a “cor por baixo” do branco, é verificar se ao nascer o filhote branco tem alguma manchinha na cabeça. Essa manchinha é sua cor e sumirá com o tempo, até que fique todo branco.
Assim, o branco é dominante sobre todas as outras cores, porque ele mascara qualquer uma delas. Seus olhos podem ser cobres, azuis (neste caso se não possuir o gene do colourpoint poderá apresentar problemas de surdez) ou olhos ímpares (odd eyed), ou seja, um olho cobre e outro azul.

Tabby:
São os gatos que apresentam listras ou um tipo de marcação de contraste na pelagem, da mesma cor do gato, porém mais escuras. Apresentam um característico "M" na testa, as pernas, corpo e cauda são listradas, com marcações regulares.
As marcações podem ser:



Blotched ou Classic Tabby: Possuem duas ou três linhas que se estendem pelas laterais da coluna dorsal. As marcas são grandes, com o efeito de desenho de uma asa de borboleta. Este é o padrão mais freqüente apesar desse tipo de marcação ser recessiva.

Mackerel Tabby: Listras que circundam todo o corpo de gato, dando o efeito de um tigre. Esta marcação é dominante.









Spotted Tabby: Pequenas manchas redondas distribuídas irregularmente pelo corpo, como as onças pintadas.

Ticked Tabby: O gato possui bandas de cores em cada pêlo, em todo o corpo, perdendo assim as marcas bem definidas, dando a impressão de um gato "pontilhado".

Fumaça (Smoke):
Os gatos fumaças (smoke) apresentam em todo o corpo em média 20 a 30% do comprimento de cada pêlo branco e o restante com coloração. Os olhos são cobre. Mas para que o filhote seja fumaça deve ser fumaça ou shaded. Lembrando que os shaded podem trazer filhotes fumaças, mas que fumaças não trazem shaded.

Shaded e Chinchilla:
Olhos verdes ou cobres. Esses gatos possuem os pêlos com coloração apenas nas pontas, sendo que a raiz, em sua totalidade é de um branco intenso. A diferença básica entre os Chinchilla e os Shaded é a quantidade de branco que apresentam na pelagem: Os Chinchilla possuem 80% ou mais de pelagem branca (apenas 20% de sua pelagem têm cor) e nos Shaded essa quantidade de pelagem branca cai para 40 a 60%.

Olhos, boca e nariz devem ser rosados e contornados de preto. Se a coloração presente na pelagem for originária do preto, seus olhos serão obrigatoriamente verdes, mas se esta coloração for vermelha ou creme, seus olhos serão cobres. Algumas entidades aceitam os olhos cobres para as cores derivadas do preto, conhecidos como Pewter.

Golden:
Essa coloração nos felinos ainda é rara no mundo todo e pouco se sabe a respeito deles. Estudiosos afirmam que a combinação entre o gene inibidor branco (aquele que faz com que a raiz dos pêlos dos Chinchilla e Shaded seja branca) e o gene tabby (que faz com que os gatos sejam tigrados), junto com alguns outros fatores ou alguma mutação genética (inexplicável), deu origem a esta coloração.

Onde os Shaded e Chinchilla apresentam pelagem branca, os Golden têm dourada ou apricot. Seu padrão é basicamente a mesma dos silver, mas apresentam ainda o gene agouti, que faz com que cada pêlo possua bandas de cores: pêlos dourados com nuances da mesma cor, ao mesmo tempo mesclado com preto. O nariz também é rosado, contornado de preto, bem como os olhos e boca. Seus olhos são de um verde intenso, mas algumas Federações aceitam Golden de olhos cobres.

Existe ainda uma cor interessantíssima, conhecida como Blue Golden, em que se mesclam as cores azuis com douradas.

Particolour:
LUCK tabby particolour
As cores são partidas com branco. Fazendo com que existam partes do corpo coloridas e outras partes totalmente brancas. Estas cores podem ser qualquer cor: preto, azul, vermelho, creme... Sendo que poderão vir acompanhadas ou não de marcação tabby, smoke ou silver, mais a cor branca.

As Escamas com branco são chamadas Cálico Intensa (quando for escama de tartaruga mais o branco), ou Cálico Diluída (azul creme mais branco).

Bicolores: Apresentam aproximadamente 50% do corpo com cor e o restante branco. A carinha tem cor na parte superior, observando-se freqüentemente uma marcação em formato de "V" invertido na testa. Focinho, pescoço, barriga, patas e peito devem ser brancos. Dorso e cauda sempre se apresentam com cor. As laterais são coloridas podendo ou não ter manchas brancas no meio.

AMELIE TRICOLOR
Tricolores: São fêmeas e quando machos são estéreis. Para ser tricolor mesmo, ou calico, como também é geralmente denominada, a gata deve apresentar as três cores sólidas: branca, laranja e preta.


Arlequim: A cor aparece aleatoriamente e a porção colorida diminui. Possuem manchas espalhadas pelo corpo, sem uma distribuição regular.

Van: É um gato branco com porções coloridas restritas às extremidades. A coloração se restringe à cauda e topo da cabeça, podendo apresentar no máximo duas pequenas manchas coloridas nas costas. Seus olhos são cobres.

Colourpoint:
Seus olhos serão obrigatoriamente azuis (não sendo aceitas outras cores) e sua coloração aparece nas partes mais frias, ou seja, nas suas extremidades: patas, cauda, orelhas e focinho. O corpo apresenta uma coloração muito clara.

Os colourpoint também possuem grande variedade de cores, podendo vir associadas aos genes tabby (denominados como linx), smoke, silver, bicolor, entre outros.

CLARA seal point
SACHE red point
Dentre as cores mais conhecidas encontramos: seal point (extremidades pretas muito escuras), blue point (extremidades azuis), red point (extremidades vermelhas), cream point (extremidades cremes), etc.


MANFRED blue point










Também existem as escamas, que terão as extremidades em cores mescladas. Entre elas, temos a seal tortie point (extremidades escama de tartaruga), blue tortie point (extremidades azul creme), etc.

FONTE: Texto: Ana Cláudia de Souza Andrade – Gatil Legato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POR EMAIL