Pesquisar neste blog

9 de jun. de 2014

VITAMINA C - benefícios para gatinhos renais e urinários.

Nosso Hani, um gatinho especial com lesão de medula e amputado, apresentou a 30 dias sangue na urina. Foi diagnosticado com cristais nos rins e passou a fazer uso de medicamento toda vez que urinava com sangue e a comer ração URINARY.

Dias atrás uma amiga me deu a dica do suco da laranja lima, passei a usar 10 ml diariamente e a urina dele voltou ao normal sem uso de medicamento.

Não estamos aconselhando a ninguém interromper qualquer tratamento em seus gatinhos e sim conversar com o veterinário sobre esta possibilidade, incluindo o suco na dieta diária.

Pesquisando encontrei o seguinte texto:

"Cães e gatos, ao contrário dos seres humanos, são capazes de sintetizar vitamina C. Porém, estudos têm demonstrado que estas espécies não conseguem sintetizar a vitamina C em quantidades suficientes para neutralizar os efeitos deletérios causados por certas condições orgânicas como estresse ou doenças.

Animais submetidos a condições como:

- Viagens;
- Hospedagens em canis;
- Exercícios físicos intensos;
- Pré e pós cirurgias;
- Animais idosos,
- Animais que sofrem de certas doenças degenerativas;
- Que apresentam disfunções respiratórias.
costumam ter seus níveis de vitamina C esgotados rapidamente, necessitando de um aporte maior do nutriente.

Vantagens da suplementação com vitamina C

A vitamina C, além de sua reconhecida atuação na melhora da atividade do sistema imunológico, é também um poderoso antioxidante e redutor, auxiliando a evitar a degeneração celular e retardando o envelhecimento das células.

Participa da síntese de colágeno, melhorando o aspecto da pele e o funcionamento das articulações
Atua ainda nos processos de cicatrização, na absorção de ferro e no bom funcionamento do sistema circulatório.

Em linhas gerais, podemos suplementar as cadelas com complexos vitaminico-minerais que contenham, basicamente alguns dos elementos abaixo, principalmente e fundamentalmente a vitamina C.

A vitamina C age como um estimulante da imunoresposta e como agente condrogerador Muitos estudiosos defendem que os cães produzem sua própria vitamina C, mas, em situações especiais como a gestação, o crescimento, o estresse, problemas hereditários, poluições ambientais e baixa qualidade ou elevado teor de gordura dos alimento podem fazer com que os cães não a produzam suficientemente, haja visto os efeitos positivos da suplementação com vitamina C em cães com artrite e outras doenças.

A vitamina C também desempenha diversas funções metabólicas, atuando como coenzima e co-fator em várias reações biológicas.
No metabolismo do ferro, a vitamina C aumenta a absorção deste, além de otimizar seu transporte através do sangue por impedir a degradação de ferritina em hemossiderina.Também provoca redução do ferro férrico em ferroso no intestino, o que facilita sua absorção. A ação antioxidante da vitamina C é uma das mais valorizadas, pois, ao lado da vitamina E, aparece como a vitamina com o mais amplo poder neutralizador de radicais livres.

Seu excesso pode ser prejudicial?
Não, a vitamina C é reconhecidamente a vitamina mais segura. É rapidamente absorvida e todo seu excesso eliminado.

Animais com histórico de doenças renais ou propensão à formação de cálculos não devem ser suplementados sem a orientação do médico veterinário.

Importante..., quando me refiro a excesso não estou levando em conta SUPERDOSAGEM.

Roberto Rodrigues Jr."
Fonte: <http://www.blacklab.com.br/clipping463.htm> em 09/06/2014 às 18:41 h


Benefícios 


Vitamina C pode ajudar um gato com displasia dor nas articulações ou uma infecção da bexiga e pode prevenir pedras na bexiga . Vitamina C pode suplementar o crescimento, gestante, lactante ou felinos estressados.

A melhor maneira de proporcionar uma nutrição adequada para um gato com a doença renal é preparar uma dieta caseira que restringe o fósforo , mas inclui suplementos, como a taurina, cálcio e vitamina C para promover renal e saúde em geral em seu gato. 
O gato deve manter o peso corporal saudável e deve comer regularmente uma dieta caseira podendo ser mais palatável para seu gato com IRC.
Preparo:  Tente combinar 1/4 xícara de frango cozido , 1,2 xíc. moluscos em conserva, 1/2 xícara de arroz cozido , 1 colher de sopa gordura de frango, 500 mg Vitamina C e 1/4 colher de chá salsa.
Fonte:<http://pt.jsxys.com/Cats/cat-health/1009049089.html#.U5YvA3JdUyk>

Cura natural
Há várias ervas, essências de flores e suplementos nutricionais que podem ser usados para ajudar a aliviar o desconforto e diminuir a progressão da doença. Por exemplo, os ácidos graxos ômega 3 são benéficos para diminuir a progressão da insuficiência renal e a vitamina B e C oferecem suplementação nutricional necessária para restaurar o corpo e aumentar o apetite. De acordo com o Hollisticat, um guia holístico para donos de felinos, a maioria dos gatos portadores de IRC têm deficiência de potássio. O website recomenda usar gluconato ou citrato de potássio como um aditivo ao alimento regular do animal. Outros medicamentos naturais que podem ser usados para controlar a IRC incluem a semente de urtiga, que funciona ao reduzir a quantidade de creatinina no corpo. De acordo com o Holistic Cat, só a semente da planta de urtiga deve ser usada. Além disso, a casca de olmo, em forma de mingau ou triturada, pode ser usada para tratar náusea e outros sintomas do IRC.
Fonte: <http://www.ehow.com.br/cura-natural-insuficiencia-renal-gatos-estrategia_185472/>

6 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre esta matéria por favor aonde encontrar o post completo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As fontes estão informadas na matéria, mais detalhes sobre o tema, você deve encontrar material didático médico veterinário.

      Excluir
  2. Olá, obrigada por responder e já estou fazendo uso da vitamina C em gotas em todos os meus animais, 5 gatos e 3 cachorros. Estou pesquisando pra saber a dose certa. Parabéns pelo seu Trabalho me ajudou muito. Deus te abençoe. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá, obrigada por responder e já estou fazendo uso da vitamina C em gotas em todos os meus animais, 5 gatos e 3 cachorros. Estou pesquisando pra saber a dose certa. Parabéns pelo seu Trabalho me ajudou muito. Deus te abençoe. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Os 10 ml de laranja lima para gatos são dados goela abaixo ou eles tomam?

    ResponderExcluir