Pesquisar neste blog

3 de fev de 2016

CASTRAÇÃO - Porque devemos castrar e esterilizar nossos gatinhos.

Castrada com sua linda roupinha cirúrgica.

Amelie aos 2 meses quando resgatada.

Um gato castrado ou gata esterilizada é mais comportado.

MACHO - Um gato, quando castrado, focaliza mais a sua atenção na sua família humana. Quando um gato não está castrado e anda na rua, começa a procurar gatas, arriscando-se a sofrer acidentes ou em contrair doenças mortais quando andar à luta com outros machos. 
Por outro lado, um gato quando não está castrado, marca o seu território, borrifando urina com um odor muito forte em diversos locais da casa. 

FÊMEA - O ciclo de cada gata varia muito e a maioria das gatas, se não estiver esterilizada, na altura do cio demonstra os seguintes comportamentos: 
Entre 4 a 5 dias, a cada 3 semanas durante a época de acasalamento as gatas uivam e urinam frequentemente, por vezes em vários locais para chamarem parceiros. As gatas com o cio atraem gatos não esterilizados que também urinam na casa, e perto, para depositarem o seu odor e atraírem a gata com o cio.

Um gato castrado ou gata esterilizada terão uma vida mais longa e mais saudável

Esterilizar uma gata significa remover os ovários e o útero, e castrar um gato significa remover os testículos. Ambos são procedimentos veterinários feitos com anestesia, e sempre por um veterinário. 
O ideal é esterilizar ou castrar enquanto são novos, pois, para além de prevenir a reprodução, castrar um gato macho antes dos 6 meses, previne doenças na próstata e cancro dos testículos. 
Ao esterilizar uma gata, irá prevenir a piometra (útero que se enche de pus) e cancro da mama. Ao fazer uma esterilização antes do primeiro cio, garantirá a melhor proteção contra as doenças anteriormente mencionadas. O tratamento da piometra necessita de internação, antibióticos, fluidos intravenosos e esterilização. O cancro da mama é fatal em 90% dos casos.

Evita o sofrimento e a morte de milhões de animais

Todos adoram os gatinhos bebés, mas muitas pessoas perdem rapidamente o interesse, logo que eles crescem. Como resultado, anualmente, milhões de gatinhos ficam sem casa e são eutanasiados, ou sofrem com vadios. Grande parte destes animais são o resultado de gatinhos que nascem e que são dados por necessidade a donos que na realidade não os desejam, e tudo isto se resolvia com a castração e esterilização. Pense que os gatinhos abandonados que duram poucos anos e acabam por morrer de forma bem dolorosa por fome, doença, frio ou atropelamento.

Mentiras e verdades sobre a esterilização e castração

Mentira: uma gata deve ter uma ninhada antes de ser esterilizada
Verdade: Quanto mais cedo esterilizar sua gatinha, melhor será a sua saúde no futuro. Desde que pese mais do que 1 kg e tenha mais de 2 meses, quer seja gato ou gata, podem ser esterilizados ou castrados. Quanto mais tempo demorar a esterilizar uma gata, maior a probabilidade de desenvolver tumores mamários e infeções uterinas. Na realidade, uma gata ao ser esterilizada antes do seu primeiro cio (6 a 9 meses de idade) tem mais 85% de probabilidade de não desenvolver cancro da mama, do que uma gata que não seja esterilizada.   

Mentira: Castrar ou esterilizar muda a personalidade do animal
Verdade: Qualquer que seja a mudança, será sempre para melhor. Independentemente da idade em que a castração ou esterilização aconteça, o seu gato continuará carinhoso, protetor e uma bela companhia. Ao castrar ou esterilizar, irá apenas reduzir a necessidade de procriação do animal, ficando este naturalmente mais calmo. 

Mentira: O gato irá ficar preguiçoso e gordo 
Verdade: Não é de todo verdade! A falta de exercício e/ou a má alimentação são os fatores que fazem com que o seu gato ou gata fiquem mais preguiçosos ou gordos. O seu gato não ganhará peso se lhe providenciar exercício físico e tiver cuidado com a alimentação.
A castração e esterilização dão, em média, 3 anos de vida a mais do que um gato não castrado!

Mentira: A esterilização ou castração é dolorosa e perigosa
Verdade: Ambos são cirurgias de rotina. Com o mínimo de cuidado, o seu gatinho ou gatinha ficará normal no espaço de dias.

Fonte <http://ronronar.com/como-cuidar/porque-deve-esterilizar-castrar-seu-gato>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECEBA POR EMAIL