Pesquisar neste blog

29 de abr. de 2013

Pulgas um parasita que deve ser debelado!

ATENÇÃO ELAS ESTÃO NA SUA CASA!
 Indesejável e nociva ao animal este parasita para ser debelado precisa de determinação e empenho sem os quais seu $$$$ vai para o ralo e elas reinfestam num ciclo vicioso.

Pulgas sobrevivem nos casulos (PUPAS) na qual a larva se mantém protegida do ambiente por até 6 meses e não são afetadas por tratamentos ambientais com inseticidas

Pulgas podem ficar vivas sem se alimentar por até dois meses no ambiente, aguardando um hospedeiro = seu gato ou cão!


PORQUE DEVEMOS COMBATER ESTE MAL?
- podem causar anemia pois se alimentam do sangue do gatinho;
- são transmissores de verminoses;
- podem carregar fungo, virus e bactérias;
- podem provocar reações alérgicas severas em gatinhos sensíveis;
- a proliferação é muito rápida causando infestações incontroláveis; e
- TEM NA SUA CASA (AMBIENTE INTERNO) CONDIÇÕES PROPÍCIAS E IDEAIS PARA REPRODUZIR E SOBREVIVER!

Para ilustrar o ciclo da pulga, a figura abaixo mostra que apenas 1 pulga se transforma em 400 pulgas, numa infestação onde o ambiente é o maior contaminado!

Elas estão na sua cama dormindo com você, no seu sofá assistindo TV, piso tacos ou carpetes de difícil limpeza são suas moradas preferidas, roupas e armários ou seja, lhe acompanham no trabalho ou onde você for, e estão presentes em qualquer meio orgânico (areia/terra, fibra, papelão, etc).

Imagem e Fonte: Ouro Fino
Existe no mercado um grupo de desparasitários eficazes mas seu uso deve exceder o ciclo da pulga para que o ambiente seja limpo e elas não encontrem mais hospedeiro. Após seis meses as larvas também serão eliminadas. A cada 21 dias o gato deve receber uma pipeta de acordo com seu peso e o ambiente deve ser semanalmente limpo com produto apropriado para este combate. Serão 6 meses de tratamento aconselho a 12 meses no caso de infestação grave!

Os gatinhos resgatados são tratados imediatamente ao resgate para que os lares temporários não sejam infestados por este parasita. 

Procedimento do projeto:

1. usamos 1 comp. de capstar em cada gato antes de colocar nos transportadores, os animais são mantidos em locais de fácil limpeza.
2. 12 h após o medicamento que tem efeito apenas nas 24h após a utilização, funcionando como um exterminador de rápida ação, damos banho e escovamos para que ovos e pulgas mortas saiam dos pelos. (orelhas são limpas após o banho)
3. o local onde eles estavam nas 12h do efeito do medicamento é desinfectado, areia descartada e pratinhos esterilizados. Nesta noite ou 12h não usamos papelão, tecido ou piso de madeira, eles ficam em banheiros para que seja bem limpo no dia seguinte.
4. após banho recebem após 12h uma pipeta na nuca de acordo com peso, de um dos produtos disponíveis (REVOLUTION, ADVOCATE, PROPETOR PET, MY PET OU FRONT LINE).
5. aguardamos a secagem para recolocar os gatinhos juntos no caso de ninhadas ou mãe e filhotes.

Agindo assim já eliminamos muito trabalho futuro, os gatinhos são mantidos limpos e prontos para a etapa da vermifugação, super alimentação e outros cuidados veterinários que sejam necessários.

Nossa intenção é ajudar os que estão passando por esta situação pois em nada este trabalho terá sentido se doamos um animal limpo e em alguns dias ele se torna um animal infestado, sujeito a doenças de toda a ordem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário