Pesquisar neste blog

31 de ago. de 2017

Gestação de gata: quanto tempo leva essa gestação?


O Gato Carioca se orgulha por ter resgatados inúmeras gestantes ao longo desses seis anos de projeto.

Todo o processo de resgate, acompanhamento da gestação e nascimento dos filhotes é feito com a ajuda de algum veterinário.

A nossa primeira ação é limpar o animal de sujeiras e parasitas. Dar banho na gata e providenciar medicamento para exterminar pulgas já deixa a gatinha pronta para se cuidar e ter seus bbs.

Na primeira consulta fazemos Testes FIV e FELV, hemograma e já temos uma ideia de quanto tempo ainda falta, se for o caso faremos ultrassonografia.

Certificada da saúde dela iniciamos uma BOA alimentação com ração super Premium de filhotes.
A gestação leva em torno de 65 dias, alua conta!

Preparamos um lugar isolado para que ela tenha seus bbs em segurança, providenciamos um local grande e escuro, uma caixa de papelão nova, com uma cobertura macia e que possamos fazer uma cortina para que mamãe saia e entre quando quiser e seus bbs fiquem quietinhos no escuro,.

Gatas gestantes costumam ser mais quietas até a proximidade do parto, quando iniciam um comportamento mais arredio, sua barriga fica grande e pesada e o tamanho dependerá do número de filhotes que pode chegar a 8, embora o normal seja de 6 a 6. Os mamilos ficam mais cheios e rosados, e os pelos da barriga começam a se afastar a medida que esse aumento acontece. A própria gatinha inicia a retiradas dos pelos da barriga para facilitar a amamentação.

Após o nascimento a amamentação durará 60 dias no mínimo, a gata produzirá leite enquanto estiver com seus filhotes. Caso seja a hora de castrar para uma adoção a separamos por 10 dias para secar o leite com o auxilio de medicação e supervisão veterinária.

Esse é o tempo razoável para que os bbs fiquem fortinhos e iniciem as suas doses de vacinas V4.

Esse é o protocolo que usamos no projeto, não separamos mães de seus filhotes antes de 60 dias.
A mãe é entregue castrada, testada e vacinada, o que ocorre 15 dias após a castração.

O Gato Carioca tem orgulho de suas barrigudinhas, todas foram adotadas, nenhuma teve o destino de uma colônia, ou abrigo as as ruas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário