Redes instaladas, alambrados ou mesmo garrafas pet!
Adoção e mail projetogatocarioca@gmail.com |
LINKS ÁLBUNS DE FOTO DO FACEBOOK.
Pesquisar neste blog
3 de dez. de 2017
31 de ago. de 2017
Gestação de gata: quanto tempo leva essa gestação?
O Gato Carioca se orgulha por ter resgatados inúmeras gestantes ao longo desses seis anos de projeto.
Todo o processo de resgate, acompanhamento da gestação e nascimento dos filhotes é feito com a ajuda de algum veterinário.
A nossa primeira ação é limpar o animal de sujeiras e parasitas. Dar banho na gata e providenciar medicamento para exterminar pulgas já deixa a gatinha pronta para se cuidar e ter seus bbs.
Na primeira consulta fazemos Testes FIV e FELV, hemograma e já temos uma ideia de quanto tempo ainda falta, se for o caso faremos ultrassonografia.
Certificada da saúde dela iniciamos uma BOA alimentação com ração super Premium de filhotes.
A gestação leva em torno de 65 dias, alua conta!
A gestação leva em torno de 65 dias, alua conta!
Preparamos um lugar isolado para que ela tenha seus bbs em segurança, providenciamos um local grande e escuro, uma caixa de papelão nova, com uma cobertura macia e que possamos fazer uma cortina para que mamãe saia e entre quando quiser e seus bbs fiquem quietinhos no escuro,.
Gatas
gestantes costumam ser mais quietas até a proximidade do parto, quando iniciam um comportamento mais arredio, sua barriga fica grande e pesada e o tamanho dependerá do número de filhotes que pode chegar a 8, embora o normal seja de 6 a 6. Os mamilos ficam mais
cheios e rosados, e os pelos da barriga começam a se afastar a medida que esse
aumento acontece. A própria gatinha inicia a retiradas dos pelos da barriga para facilitar a amamentação.
Após o nascimento a amamentação durará 60 dias no mínimo, a gata produzirá leite enquanto estiver com seus filhotes. Caso seja a hora de castrar para uma adoção a separamos por 10 dias para secar o leite com o auxilio de medicação e supervisão veterinária.
Esse é o tempo razoável para que os bbs fiquem fortinhos e iniciem as suas doses de vacinas V4.
Esse é o protocolo que usamos no projeto, não separamos mães de seus filhotes antes de 60 dias.
A mãe é entregue castrada, testada e vacinada, o que ocorre 15 dias após a castração.
O Gato Carioca tem orgulho de suas barrigudinhas, todas foram adotadas, nenhuma teve o destino de uma colônia, ou abrigo as as ruas.
29 de ago. de 2017
Bons motivos para adotar 2 gatinhos.
02. Todos nós precisamos de um semelhante, logo, filhotes que crescem juntos geralmente ornam-se amigos. Quando você estiver trabalhando eles terão um ao outro.
03. Gatinho sozinho durante o dia pode tornar-se solitário e entediado, e às vezes desenvolver comportamentos destruidores ou egoístas. Dois gatinhos nunca são solitários, portanto, são menos propensos a terem problemas de comportamento. Um único gatinho, entediado, pode muitas vezes entreter-se mastigando plantas, escalando móveis, desenrolando papel higiênico, explorando os cabos elétricos e tomadas, etc., o que é perigoso. Isso não quer dizer que os gatinhos que vivem com outros gatinhos também não possam fazer às vezes essas coisas, mas em dupla esses riscos diminuem.
04. Você não precisará se preocupar com a formação do seu gatinho, porque os gatinhos aprendem uns com os outros. Ex: como usar uma caixinha de areia, como limpar-se após as refeições, e por aí vai...
05. Se você já estiver criando um gato mais velho, provavelmente ele aceitará dois gatinhos melhor que um. Um gatinho vai procurar o gato mais velho como um companheiro, e devido a diferença de idade e de energia, pode aborrecê-lo e levá-lo ao estresse, correndo o risco de ser machucado. Dois gatinhos vão gastar as energias de suas brincadeiras um com o outro, deixando o gatinho adulto em paz,e mais próximo de seu tutor.
06. Os gatinhos querem e precisam interagir com os outros de sua própria espécie para ter um desenvolvimento social saudável. Um gatinho aprende muito nos primeiros meses de vida com sua mãe e irmãos. Separar um gatinho de sua mãe é muitas vezes uma necessidade para que ele seja adotado, mas levá-lo para longe de sua ninhada e isolá-lo pode atrasar o o seu desenvolvimento emocional, social e, por vezes, fisicamente. Os gatinhos que são capazes de ficar com um de seus companheiros de ninhada, ou com um companheiro da mesma faixa etária, tendem a ser mais saudáveis e felizes, e a longo prazo, animais de estimação mais sociais do que aqueles que estão isolados dos outros de sua espécie em uma idade adiantada.
07. Alguns gatos são seletivos quanto a comida, principalmente quando não há concorrência para a tigela de comida. Em dupla, eles ficam curiosos sobre o que o outro está comendo, e rapidamente superam essa exigência quanto a comida.
08. Eles servem como almofadas um para o outro para se manterem aquecidos. Não há nenhuma visão tão terna e pacífica de dois gatinhos enroscados em conjunto para uma soneca.
09. A quantidade de atenção que um gatinho solitário exigirá de seu tutor pode ser meio cansativa para quem não tem esse pique todo. Dois gatinhos vão se entreter uns com os outros, deixando-o mais livre para apreciá-los e observá-los. Isso resulta em tutores mais felizes.
10. Criar dois gatinhos é muito legal. Você já viu dois gatinhos brincando juntos? É o dobro da diversão.
20 de fev. de 2017
ANIMAIS CADEIRANTES: Hani e Eu um caso de amor ao primeiro olhar!
Quem resiste a este olhar? HANI, julho/2012 1ª foto 5 meses Nascimento presumido 18/02/2012 |
Hani foi resgatado em maio/12 no aeroporto de Jacarepaguá se arrastando e com uma pata destruída pelo movimento e atrito com o chão.
Chegou ao Projeto O Gato Carioca em julho/12 aos 5 meses, foi imediatamente submetido aos exames de sangue,Testes FIV e FELV, RX, Ultrassom. Foi internadoe operado no dia seguinte, tinha duas hérnias caisados possivelmente por um chute. Não havia nenhuma fratura. Seu dentinho canino trocou e caiu nas minhas mãos dia 18/07/12 quando retornou da cirurgia.
Sou um tripata paraplégico e muito MIMADO! |
Antes de chegar as minhas mãos teve uma pata amputada e seu destino seria a MORTE, sim EUTANÁSIA era o caminho escolhido quando um pedido de ajuda por ele chegou na cx de email.
Na avaliação do veterinário ele não teria qualidade de vida para sobreviver. SERÁ QUE NÃO?!
Seus olhos de SOCORRO me comoveram e pedi para trazer no dia seguinte quando assumi o caso que a principio seria colocado para adoção...não resisti ao seu charme e até hoje vivemos uma relação de muito amor.
Uso tapete higiênico para ele dormir na caminha. |
Com a ajuda de uma rifa e amigas, Hani foi levado a dois especialistas em ortopedia, o diagnostico era lesão de L1 ou L2, significa dizer: Paraplégico, amputado e foi preservado, por ser uma lesão baixa, o controle das fezes e urina de forma natural. Ele faz tudo sozinho, sem estímulo ou manobras intestinais ou bexiga porém no chão, em qualquer lugar. O que fazer quanto a isso? NADA, limpar a casa mais de uma vez por dia.
FRALDAS: nunca foram usadas pois na maioria dos casos, causa infecções secundárias que leva o gatinho a óbito!
LIMPEZA: tudo deve ser neutro, ele se arrasta na casa toda e qualquer bactéria pode ser fatal.
Minha cadeirinha |
CADEIRA DE RODAS: isso é um capítulo a parte. Hani tem a sua cadeirinha que é usada RARAMENTE, quando o levo no terraço do prédio. Uma cadeira não devolve as pernas e a mobilidade ao animal 24h/dia. Vejo muitos pedindo cadeiras para devolver esta habilidade porém em cães é usada para PASSEAR NA RUA, não para usar diariamente o tempo todo. Em gatos muito difícil a adaptação mas se for usar deve ser local seguro, onde ele se sinta tranquilo e por pouco tempo, estou falando de 5/10 min no máximo.
FERIMENTOS OCASIONAIS: Como se arrastam é normal que se forme feridas na parte do corpo que se arrasta, uso BEPANTOL, limpo diariamente. Uso gaze cirúrgica que não adere a ferida e prendo na patinha com esparadrapo microporo.
ALIMENTAÇÃO: normal, ração seca e pastosa. É importante dar uma ração pastosa como forma de ajudar no processo da digestão mas sem exageros, senão dará diarreia e a sujeira no gato e na casa será ainda pior.
MEDICAÇÃO: Hani não usa nenhum medicamento. Teve aos 2 anos uma infecção urinária leve, nunca mais teve nada. Tratado com ração URINARY por 2 meses e medicamento por uma semana.
ADAPTAÇÃO DA CASA: PISO cerâmica lisa sem atrito e/ou piso laminado PVC, aqui tenho os dois.
No mais ele é um gatinho feliz dentro das suas limitações faz tudo que qualquer outro faz.
Quando posso o levo para viajar e ele adorou o primeiro contato com a grama e o sol em seu corpinho. Vive na janelinha seu lugar preferido, onde foram feitas adaptações para ele.
Hani ama os amigos passarinhos com quem fala diariamente.
Se vc pretende adotar um gatinho ou cãozinho com necessidades especiais avalie antes se você terá:
1) condições financeiras;
2) amor incondicional e paciência;
3) condições de se adaptar as suas necessidades;
4) condições de adaptar o ambiente; e
5) tempo para se dedicar a ele!
Adotar e devolver e uma rejeição muito sofrida para eles que pensavam ter encontrado um lar.
Eu adorei esse sol |
Posso passear na graminha mamãe! |
No frio uso roupinha listrada de tricot. Eu e mano Leon que partiu pro céu em nov/16. Ele faz muita falta pra mim, era carinhoso com todos. |
15 de fev. de 2017
SEBORREIA EM FELINOS
COMO CUIDAR!
CUIDADOS FELINOS: Batatinha que é super fofo e gordo por genética, tem uma caspinha pelo corpo. Na primeira vez que vi fiquei preocupada mas tanto ele quanto Frida são gatos Big Plus Size, o curioso é que comem pouco mas ficaram com 9 Kg/média.
O QUE ACONTECE ENTÃO? Uma seborreia. Ocorre em animais que não se lambem, ou se lambem insatisfatoriamente. A descamação natural da pele se acumula nos pelos principalmente próximo a região do tronco/rabo.
COMO ACABAR COM ISSO OU MINIMIZAR? Capriche nas escovadas e verifique junto ao veterinário se há falta de vitaminas que podem agravar o caso. #ficaadica #ogatocarioca ESCOVAR DIARIAMENTRE SEU GATO SEJA ELE DE PELOS LONGOS OU CURTOS!
Por: Márcia Lima
FRIDA 5 ANOS |
BATATA 3 ANOS |
Assinar:
Postagens (Atom)