Pesquisar neste blog

18 de jan. de 2016

TOXOPLASMOSE, a culpa não é do gato.


Toxoplasmose, a culpa não é do gato.

A toxoplasmose é uma doença que causa preocupação para 
quem engravida ou quer engravidar. Especialmente se é mãe 
de gato. Não faltam pessoas para dizer “livra do gato”. Mas o 
gato doméstico não é o vilão da história, apesar do ciclo do 
Toxoplasma passar obrigatoriamente pelo gato. 

Como pediatra e mãe de gato, sinto-me na obrigação  
de esclarecer. 

O gato adquire a doença comendo carne contaminada, 
apresenta mal estar, fica com febre e passa a eliminar o cisto 
nas fezes. Isto ocorre nas três primeiras semanas após a 
infecção. Depois disto ele nunca mais elimina o cisto. O cisto 
sai nas fezes, mas imaturo. Para ele (o cisto) poder 
contaminar, precisa ficar dois dias exposto, pelo menos. 
Na minha casa, a gente limpa as liteiras todos os dias. Eu sou 
negativa para toxoplasmose e minha empregada também é. 
filhinho dela nasceu há 2 anos, 
super saudável e inteligente. 
O gato não doméstico elimina as fezes nos canteiros e pasto, 
contaminando a grama, os legumes e as verduras. O gado 
vem, come o pasto contaminado e pega a doença. Por isto, 
para nós, humanos, é mais fácil pegar toxoplasmose de carne 
mal passada e legumes/verduras crus e mal lavados do que 
do seu gato. Afinal, nós não comemos cocô de gato.

Meu conselho para evitar a toxoplasmose, especialmente na 
gravidez: 
- use luvas e máscara para limpar as liteiras ou peça 
outra pessoa para fazer isto; 
- escove o pelo do gato (com 
máscara) ou dê banhos semanais; 
- use luvas para mexer com  carne crua (boi, porco, frango); 
- lave bem os legumes/frutas/verduras; 
- não coma carne mal passada; 
- não coma vegetais crus onde você não tem certeza da  
higiene. 

Seu bebê vai nascer saudável e você não vai precisar 
“se livrar” do  seu filho felino. 
Sou pediatra há 33 anos e gateira desde que 
me entendo por gente, todas as mães que tiveram 
toxoplasmose e eu tive contato perguntei se tinham gato. Até 
hoje nenhuma tinha. Porquê? Quando as mães têm gatos, 
tomam mais cuidado por causa deles.

Dra. Glória Araripe
Médica Pediatra
Belo Horizonte/MG



Se você quer ler mais a respeito clique aqui 

TOXOPLASMOSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário