Pesquisar neste blog

28 de jul. de 2015

SÉCULO XIX - PROTEÇÃO ANIMAL - LEGISLAÇÕES




GATOS NA ERA VITORIANA

"Um bom termômetro da relação dos vitorianos com seus animais é o fato de que as primeiras legislações punindo mais-tratos contra animais são do século XIX. Em 1835, a Inglaterra passou a primeira lei conhecida tratando de maus-tratos contra animais, proibindo, inclusive, rinhas de galo. 

Em 1850 foi a vez da França promulgar a Lei Grammon, que reconhecia os animais como seres vivos e sensíveis e proibia o abuso contra eles.



Ao longo da Era Vitoriana, os gatos cresceram em preferência como animais de estimação. Antes apenas tolerados como caçadores de ratos, tornaram-se animais desejáveis dentro de casa por sua limpeza - e, numa época de grande entusiamos pelo Oriente e pelo Oculto, por seu papel na milenar cultura egípcia. Os gatos apareciam frequentemente em propagandas de sabão e cartões-postais, sozinhos ou com crianças. Um fato curioso é que a maioria das fotos de gatos com adultos traz mulheres, pois foi no século XIX que se criou a associação entre a natureza feminina e os felinos domésticos."

FONTE: Sociedade Histórica Destherrense

Nenhum comentário:

Postar um comentário